E não sobrou nenhum (Agatha Christie)

Hey amigos, tudo bom?

Eu tenho como um dos meus objetivos de vida ler todos os livros escritos pela Agatha Christie, e estou aqui para falar um pouco do E não sobrou nenhum (antigo O caso dos dez negrinhos) que foi o último livro dela que eu li.

E não sobrou nenhum - Agatha Christie.jpg

“Dez soldadinhos saem para jantar,

a fome os move;

um engasgou, e então sobraram nove.”

A inocente cantiga infantil ganha ares de terror quando surge em meio a dez pessoas confinadas numa ilha, todas carregando muita história por trás e enxergando pouca esperança pela frente. Mistério quanto ao passado, tensão no presente. Na primeira noite, após o jantar, elas ouvem uma voz acusando cada uma de um crime oculto cometido no passado. Mortes inexplicáveis e inescapáveis então se sucedem. E a cada convidado eliminado, também desaparece um dos soldadinhos que enfeitam a mesa de jantar.

E não sobrou nenhum conta a história de dez indivíduos que são convidados a uma casa na isolada Ilha do Soldado, nenhum deles se conhecem, e a única coisa em comum deveria ser o anfitrião, o Mr. Owen. Durante o seu primeiro jantar juntos, uma mensagem gravada acusa cada um deles de um crime terrível. Um por um, eles começam a morrer. Um dos hóspedes deve ser o assassino, mas quem?

É uma ideia simples, mas para ser um bom livro teria que ser escrito por alguém excepcional, é o Agatha Christie foi perfeita. Esse foi o primeiro livro dela que li que não tem um detetive investigando o caso, confesso que foi muito difícil desvendar o mistério, quase todo mundo parecia muito suspeito pra mim, eu só entendi quem era o assassino quando tinham três pessoas vivas. Esse é um daqueles livros que você não consegue largar, pois precisa entender o que está acontecendo, ele me prendeu como poucos livros.

E não sobrou nenhum - Agatha Christie (orelha)

Apesar das quase 400 páginas eu achei um livro rápido de ser lido depois que você se acostuma como a história é contada, são 16 capítulos + epilogo, os capítulos também são divididos assim nós vamos passando pelo ponto de vista de cada personagem. As mortes além de terem uma ligação com o poema também tem ligação com o passado deles, essa ligação é mais sutil, então tem que prestar atenção.

Bom, E não sobrou nenhum é um livro único, diferente de qualquer coisa que já li. Surpreendente, misterioso, angustiante. Eu indico pra todos que gostam de romance policial e mistério, vale a pena.

E não sobrou nenhum - Agatha Christie (verso)

Se quiser comprar o livro clique aqui.

Então, você já leu o E não sobrou nenhum? Já leu outros livros da Agatha Christie?

Beijos e até a próxima.

Deixe um comentário

